Dicas de como resolver problemas na conexão

como resolver problemas conexa

Já não dá mais para ficar sem internet nos dias de hoje, não é mesmo? Por isso, é preciso ficar sempre atento à sua conexão, para evitar que problemas no servidor te impeçam de navegar tranquilamente pela web. Separamos aqui algumas dicas de como checar se o seu computador está realmente interligado à internet. Aí é só aproveitar todos os benefícios que esta tecnologia te oferece.

Quantas vezes ligamos o computador e nos deparamos com aquela mensagem “sem acesso à rede”? Geralmente essa palavrinha aparece quando mais precisamos, seja no trabalho, estudar para prova ou até mesmo assistir um seriado nos momentos de lazer. Acredito que nesse exato momento você está lendo esse texto graças à internet, mas deve ter passado em alguma parte do dia se deparando com essa mensagem ou vai dizer que sua rede é 100% o tempo todo? Isso seria algo fantástico, mas em uma outra realidade. Mas você sabia que nem sempre toda a culpa dessa situação é da operadora? Existem momentos que seu roteador pode ter problemas, o seu computador pode está com algum software desatualizado ou milhares de situações diferentes. Pensando nisso, elaborei algumas dicas bem simples e legais que você possa descobrir a origem do problema. Lembrando que você deve torcer para não ter nenhum componente queimado, pois assim facilita a sua vida rapidinho. Vamos começar!

Primeiramente, quando você contrata uma rede de internet, é preciso fazer a instalação do seu modem, que é o aparelho que te conecta com a rede. A instalação é fácil: o dispositivo sempre vem com um manual de instruções que te mostra como conectar os cabos nos lugares certos. Portanto, se você tiver problemas com a sua conexão, é bom dar uma olhada se os cabos estão bem conectados.

É bom verificar o servidor

Caso o problema não seja o modem, é preciso verificar se há outros problemas, como no servidor, por exemplo. Às vezes podem ocorrer erros de DNS, que é um sistema de nomes de domínios. Ele é um servidor que traduz os endereços dos sites (que são cheios de códigos difíceis de decorar ou de ler), para que possamos acessá-los.

É possível resolver esse problema simplesmente trocando de navegador. Ou seja, se você costuma utilizar o Internet Explorer, tente baixar o Chrome, por exemplo. Às vezes somente com esta atitude o problema é resolvido. Ou então você pode tentar reiniciar o seu modem.

Status da conexão

Se você olhar para o seu modem, poderá perceber que há várias luzes piscando. Elas indicam se a conexão está com um sinal bom, permitindo que você acesse a internet livremente e sem interrupções. Caso perceba que há alguma luz piscando de forma que você não estava acostumado a ver, pode ser um sinal de que há algo errado. Neste caso, você pode tentar de resolver de três maneiras: reiniciar todo o sistema de internet, reiniciar apenas o modem ou – se o problema persistir – contatar a sua operadora.

Outras alternativas

Um dos primeiros passos é fazer o teste ping, nunca ouviu falar? Basta abrir o Prompt de Comando do computador e digitar “Ping www…..” destinando algum site para realizar o teste. Rapidinho você terá o resultado da sua pesquisa e saberá se o seu sinal “morreu”.

Outro ponto é checar o status, sabe aquelas luzinhas que ficam piscando no seu modem ou roteador? Eles devem continuar do mesmo jeito, piscando! Se os leds apagaram ou ficaram vermelho é sinal de problema, mas se resolve rápido, não s preocupa, basta reiniciar e torcer para voltar a piscar. Caso isso não aconteça é hora de ligar para a operadora e seguir os passos que eles irão detalhar ou vir ao seu endereço realizar a mudança de roteador ou modem.

Mas sabemos que muitas vezes as coisas passam despercebidas por nós, parece algo tolo, mas devemos verificar se nossos objetos estão ligados na energia ou se todos os cabos estão ligados ao roteador.

Cabos, fontes na energia, tudo caminhando bem, mas o seu WIFI permanece oscilando? Essa situação é bem comum em ambientes com bastante acesso, muitas redes interferindo uma na outra. A melhor forma de mudar essa situação é alterar para rede doméstica.

Se depois disso tudo permanecer, ainda existem meios para resolver o problema de rede. Chegou a hora de atualizar o firmware do roteador ou modem.

Diante de todas as dicas e você ainda não possui uma rede de internet sem oscilação chegou a hora de zerar toda configuração do modem ou roteador, mas lembre-se, só faça esse passo se souber reconfigurar tudo novamente, caso não saiba, o recomendado é comunicar um profissional.

Mas existe a última solução, muitas situações podem levar o equipamento ao fim de carreira. É chegado a hora de comprar um novo roteador ou modem, dessa forma todo problema será resolvido, lembrando, essa é a última opção, vale a pena tentar realizar todos os passos anteriores.